quarta-feira, 12 de junho de 2013

Abraão o Pai da Fé!

Abraão o Pai da Fé

“E creu Ele no Senhor, e isto foi-lhe imputado por justiça”. Gênesis 15.6

Deus chama Abrão de um modo maravilhoso, do meio de sua terra e sua parentela, e envia-o a um lugar que não conhecia. Quando lemos hoje esta narrativa é normal aceitarmos com naturalidade a chamada de Abrão. Agora imaginemos uma pessoa bem financeiramente junto de sua família, e de repente ouve uma voz falando com ele, quando olha não vê quem está falando, e a ordem é sai da tua terra...e vai para a terra que eu te mostrarei. Abrão creu na palavra quando os homens estavam envolvido na idolatria e paganismo. Não vemos na Bíblia Abrão reclamando, dizendo que não cumpriria, pelo contrário estava disposto em cumprir o desígnios  de Deus. Quando meditamos na vida deste homem, somos encorajados a acreditar na palavra de Deus ainda que as circunstâncias estejam querendo provar o contrário. É possível quando acreditamos, ver o agir, o sobrenatural de Deus em nossas vidas, quando Deus chama, vai cumprir as promessas, para que o objetivo da chamada seja concretizado.

“Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”      Gênesis 12.1-3

Além do Senhor mandar ele ir para uma terra distante, ainda lhe fez promessas de que a sua semente seria tão numerosas como a areia da praia e as estrelas. Mas e ai, ele já  não era um rapaz, a sua idade era bem avançada pra quem seria o “ pai” de uma grande nação, Gn.17.1. E agora é possível acreditar ou não. Crer quando tudo é favorável é uma coisa, agora quando a situação já não tão fácil o que fazer. Deus quando fez a promessa já sabia da limitação de Abrão, Ele só precisava que a sua palavra fosse aceita por ele, para que então a sua promessa pudesse ser colocada em prática em sua vida. Abrão por sua vez querendo dar uma força ao seu sobrinho, leva-o junto... Mas qual fora a palavra do Senhor – Sai da tua terra e da tua parentela. Não era pra ele levar ninguém, a não ser a sua esposa Sarai, agora não era pra ir ninguém de “carona”, ou na sua “bagagem”. A terra era varrida por uma idolatria tremenda, ele levando alguém com ele, por certo iria querer levar também algum tipo de ídolo que lhe fizesse lembrar da sua antiga pátria. Os problemas houve porque levou os eu sobrinho consigo chegando a ponto de haver contenda entre os seus pastores.

Deus queria abençoar tanto a vida Abraão, que sabia que a terra não seria suficiente para ele, e quanto mais levando alguém!

Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí”. Gênesis 17. 5

 Deus lhe faz a promessa de ser pai de uma grande nação, e também troca o seu nome de Abrão que significa – “Pai da altura” para Abraão que significa – “Pai de uma multidão”.
Quando Deus chama-lhe e faz-lhe promessas diz que da sua descendência seria como as estrelas do céus Gn. 15.5. Pra servir e obedecer a Deus é necessário as vezes acreditar naquilo que aparentemente é um absurdo,  porém com o passar do tempo as coisas vão encaminhando-se e tudo da certo.

“Deus tem sempre o controle absoluto de todas as coisas”!

Vamos encontrar também na vida deste patriarca algumas situações interessantes que vale apena ser lembrada como:
·        Quando ele pede pra sua esposa dizer que é a sua irmã. Gn.12.11-15. Lembremos que naquela época era comum chamar um parente próximo de irmão.
·        Ele deixa o seu sobrinho escolher pra onde quer ir. Gn.13.7-11. Pela lógica quem deveria escolher era Abraão, mas ele deixa o seu sobrinho fazer a escolha. De modo aparente Ló escolheu a melhor parte, mas o melhor de Deus estava por  vir para ele. Gn 13.14-18.

·        Tinha um espírito de guerreiro, era um homem valente quando soube que o seu sobrinho tinha sido levado cativo junto com os moradores de Sodoma e Gomorra, preparou armando os seus criados e partiu para resgatar o seu sobrinho e tudo que fora tomado. Gn. 14.12-16

·        Foi abençoado pelo sacerdote Melquisedeque. Sacerdote este que é uma figura do sacerdócio do próprio Cristo. Gn.14.18-20.

·        Deu o dizimo de tudo quanto tinha conquistado na guerra. Alguém pensa que é só em Malaquias que fala do dizimo, mas vemos o patriarca tomando a decisão de faze-lo . Gn. 14.20.

·        Sarai por ser de idade avançada pensou que não poderia dar o “filho da promessa” ao seu esposo, pega a sua serva Agar e da a ele para que tenha filhos por ela. Gn.16. Naquela época era uma pratica aceitável, quando a primeira mulher era estéril, podia permitir que a sua escrava deitasse com o seu marido.

·        Deus conta a ele um segredo de algo que iria realizar em Sodoma e Gomorra, Gn18.17-22. Deus tinha uma aproximação tão grande de Abraão que Tiago chega a dizer que Deus o chamou-o de amigo, ”...e foi chamado amigo o amigo de Deus”, Tg.2.23.

·        Abraão tinha tanta intimidade com o Senhor que intercedeu pelo seu sobrinho e pela cidade que seria destruída. Este dialogo que ele tem com Deus, é sem dúvida alguma um dos mais lindo de toda a narrativa bíblica. Gn. 18. 23-23.

 continua..........

Nenhum comentário:

Postar um comentário