quarta-feira, 29 de março de 2017

Caráter de um bom Apologista!



 O Caráter de um bom Apologista: Vida e obra de Bob Passantino

INTRODUÇÃO:
A vida e obra de Robert Passantino é de muita relevância para todos que amam e primam pela boa exposição da palavra de Deus de modo consciente e sincero. Segundo o seu cunhado ele gostava de ser chamado de Bob. Ele foi um dos maiores apologista de sua época, marcando toda uma geração, casado com Gretchen com quem dividiu a suas muitas experiências no campo da apologética. Alguém disse sobre ele que: “O processador de Bob tinha um clock duas vezes mais rápido que o nosso. Por isso, fez mais para o Senhor em seu tempo do que a maioria de nós fará em cem anos”! Ele era muitíssimo culto, riquíssimo em argumentos filosóficos, científicos, históricos, tudo pela verdade da fé cristã. Ele tinha um brilho intelectual, extrema erudição, forte lógica e bom senso incomum lhe acompanhavam de um conjunto de outras virtudes que permitia praticar de forma mais agradável e admirável a apologética, mais do que qualquer um dos seus contemporâneos. A apologética de Bob se assenta sobre onze virtudes que o fizeram extraordinário apologista que são: 1) Inteligência, 2) Coragem, 3) Humildade, 4) Paixão, 5) Humor, 6) Paciência, 7) Generosidade, 8) Energia, 9) Trabalho em equipe, 10) Amizade e 11) Amor. É o que veremos a seguir.

1 – Intelecto – Os amigos de Bob testemunhavam que ele era possuidor de um vasto conhecimento e que tinha uma mente brilhante. Segundo seu cunhado quando seus pais lhe deram oportunidade para namorar a sua irmã Gretchen ficaram preocupados se ele tinha formação suficiente à altura de sua irmã que estava na época fazendo faculdade. Bob trabalhava numa empresa de reprografia[1], neste tempo como trabalhava 2 horas por dia, dedicou-se a leitura dos 24 volumes da edição de 1969 da Enciclopédia Britânica em três a quatro meses! O que foi interessante é que ele teve a compreensão e reteve o que leu. A partir deste momento começou uma maratona de leitura, lendo milhares de livros e artigos. Foi intensa a sua formação intelectual, podia responder e falar das questões teológicas, filosóficas, astrofísica e física subatômica, arqueologia e zoologia, economia e criminologia[2] e os Irmãos Marx. Estar do lado contrário de Bob num debate era muito difícil, porque ele sempre ganhava os debates.

2 – Coragem – A sua preparação intelectual, levou a fazer um estudo com ajuda de um amigo descobrindo as refutações que fossem úteis para debater e refutar as testemunhas de Jeová. Foi aos Salões do Reino, participou dos estudos de A Sentinela, fazendo perguntas complicadas em voz audível. Devido as perguntas embaraçadoras foram conduzidos pelos superintendentes as salas laterais, onde as conversas ultrapassavam a noite, indo até pelas altas horas da madrugada. Conta ele que uma certa noite um ancião ficou frustrado e furioso e saiu da sala rapidamente e voltou tendo passado um tempo em um carro fazendo uma freada brusca e quando saiu do carro apontou uma arma com a aparência de um rifle ou uma espingarda e mandou que eles fossem embora, o que eles sabiamente fizeram.

3 – Humildade – Mesmo cheio de coragem e tendo um conhecimento tal qual ou mais que os demais, sempre valorizou as pessoas e quando perdia algum debate via nisto uma possibilidade de crescimento. Após a sua morte seus amigos deram testemunhos ao seu respeito de que ele era uma “humildade e graciosa” no trato com as pessoas e que o “conhecimento não incha”. Ele ensinou o valor de viver como humilde servo de Deus.

4 – Paixão – Mesmo sendo humilde não se tornou uma pessoa envergonhada que vive isolada, pelo contrário sua paixão em busca da verdade bíblica pela verdade, levava-o a discordar até dos amigos que estavam em convívio. A sua paixão não girava em torno daquilo que não era concreto, mas principalmente por Cristo e as pessoas, as quais ele tinha um prazer de faze-los conhecedores do evangelho.

5 – Humor – A sua paixão por ideias segundo o autor não fez de Bob uma pessoa de mau humor, pelo contrário ele irradiava alegria onde estava por mais que o momento fosse de tristeza, até mesmo por uma perda de um amigo. Por ser um homem espirituoso onde ele estava o ambiente era tomado por uma grande alegria.

6 – Paciência – A paixão de Bob pela verdade e pelas pessoas, unidas ao seu bom o humor o levaram a cativar uma grande virtude apologética – a paciência. Sendo ele possuidor de uma sabedoria tal, ainda assim tinha paciência para ouvir as demais pessoas, coisa que normalmente não é comum com aqueles que tem uma sabedoria a mais. Esta virtude foi encontrada em sua vida.

7 – Generosidade – Embora tivesse paixão, humor e paciência, uma outra virtude foi a generosidade no trato para com as pessoas. A sua condescendência no trato com as pessoas foi uma de suas marcas. Era gêneros para tratar as pessoas, passava horas respondendo as necessidades daqueles que iam até ele pessoalmente ou faziam pelo telefone; sempre estava pronto a atender, sem medir esforços, com a sua morte alguém pode dizer “ficou um vazio no mundo apologética do telefone”.

8 – Energia – Sua energia era de fazer “inveja” a muitas pessoas a sua generosidade era por ele partilhada numa velocidade a pleno vapor; se deixassem ele falava e argumentava por horas, enquanto alguns já não suportaria e seria vencido pelo cansaço, ele entrava pela madrugada em busca de uma boa exposição de pensamentos.

9 – Trabalho em equipe – Jesus Cristo mandou os discípulos irem de dois em dois e isto segundo o escritor se vê na vida de Bob e Gretchen uma equipe mobilizada a desenvolver uma apologia fantástica que influenciaria a vida de muita.  
10 – Amizade – Enquanto alguns as pessoas que possuem seus patamares mais elevados criam inimizade, com o Bob não foi assim mesmo tendo um conhecimento que superava os demais, não criou inimigos, haja vista a quantidade de gente que fazia de tudo para estar ao seu lado, o seu modo dócil e o respeito com que tratava as pessoas faziam com onde ele estava estivessem sempre um grupo apto para passar horas ouvindo os seus ensinamentos.

11 – Amor – A marca sem dúvida mais relevante na vida Bob, foi o amor, ele tinha um jeito especial de tratar as pessoas que o procuravam, que precisavam tratar algum assunto, o seu trato para com todos era dócil, fazia com que as se sentissem bem ao seu lado. Ele vivia o amor vertical referente ao Senhor Jesus e na horizontal o amor voltado para os irmãos. Alguém disse com “Bob que, todos eram bem-vindos. Ele valorizava cada pessoa, mostrando-lhes que eram aceitas e amadas por ele e por Deus. Bob passava horas ponderando sobre a verdade, com gentileza e respeito”.

Conclusão:
A vida e obra de Bob e de sua esposa Gretchen deixaram sem dúvida um legado para ser observado e seguido pelas futuras gerações de apologistas, que a seu intelecto, a sua coragem para combater as falsas doutrinas, a humildade capaz de reconhecer os valores na vida dos outros sejam parte das nossas vidas também, além disso temos o modo apaixonado como ele tratava e via as coisas não de forma abstrata, mas demonstrava este sentimento para com o Senhor e também ás pessoas, aliado ao bom humor atraia muita gente para o seu lado. A paciência para tratar e generosidade fazia deste casal uma referência muito importante para os demais. A energia, o trabalho em equipe e o amor fecham o círculo que nortearam toda a sua vida. Que o Senhor levante outros apologistas que a exemplo de Bob e sua esposa Gretchen venham marcar a sua geração.

Notas
Geisler, Norman L. – Meister, Chad V. – Razões para Crer – CPAD-2016-Rio Janeiro
( resenha do capitulo cinco)
Dicionário Houaiss eletrônico 3.0

FIM



[1] Conjunto de técnicas que permitem reproduzir um documento.
[2] 1 Estudo das causas do comportamento antissocial do homem, com base na psicologia e na sociologia.
2 Disciplina que se ocupa das diversas teorias do direito criminal ou penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário