Anjos

Anjos Seres Ministros de Deus ao Nosso Serviço!

Os anjos existem? São eles seres reais? Essas perguntas têm sido feitas por diferentes pessoas em diferentes lugares e em diferentes épocas. Evidentemente os anjos existem; o que eles são e fazem está mostrado no decorrer de todo o registro bíblico.

Os Anjos são Seres Criados
O plano de Deus criador levado a efeito por Deus, jamais será compreendido pelo o homem em sua totalidade, principalmente quando analisado à luz da criação universal.

“Só tu és Senhor, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora!. Ne. 9.6

“pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele”. Cl.1.16

As expressões como: “Exércitos dos céus”, “soberanias”, “principados”, e “potestades”, são expressões figuradas, geralmente aplicadas na Bíblia, aos anjos.

Quando os Anjos Foram criados?

 Não encontramos na Bíblia uma data que defina a criação dos seres angelicais, e na verdade não há motivo para tentar descobrir esta data, o que a Palavra de Deus dá-nos a entender que foi num tempo muito remoto.
Deus fala com Jó após a sua queixa: “ Onde estava tu, quando eu lançava os fundamentos na terra?... quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus? Jó 38.4,7

Os Anjos são Numerosos

“Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares,” Ap.5.11

Apocalipse 5.11, declara que os seres angelicais são numerosíssimos, e não é possível ser contado pelo os homens. Quando do nascimento de Cristo os anjos formaram um grande coral que louvava o nome do Senhor, Lucas 2.13.

Os Anjos não Deve ser Adorados

“Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo. Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.” Ap. 22.8,9

Infelizmente em algumas igrejas os papéis tem sido invertido, quem é pra ser adorado tem ficado em segundo plano; o pregador diz: “ Jesus está aqui”, não acontece nada, porém se falar que o anjo esta na no culto há um “frenesi” espiritual. A Bíblia é clara e enfatiza que os anjos que servem ao Senhor não aceita nenhum tipo de adoração por parte dos homens. O texto acima retrata este pensamento. Quando João ouviu a voz olhou para ver quem falava com ele, e prostrou-se para adorar; mas aquele ser espiritual disse que era conservo dele e a adoração deveria ser para Deus.

Os Anjos são Seres Inteligentes

Os anjos são dotados de uma inteligência mais superior do que a dos homens. Por mais sábios que os homens como Moisés, Davi, Samuel, Abraão, e tantos outros foram a sua inteligência não era definitiva, precisava da ação do Espírito para ajudar em decisões que precisariam ser tomadas. No caso dos anjos eles foram formados com a inteligência e pode ser usada por eles a qualquer momento. II Sm. 14..17-20

Os Anjos não são Oniscientes

Embora os anjos sejam dotados de uma inteligência maior do que a dos homens, não são por isso oniscientes. Atributos com onisciência só é possível ao todo poderoso. Cristo quando em sua limitação humana disse a respeito da sua segunda vinda: “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe; nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai”. Marcos 13.32.  Quando Cristo proferiu esta palavra estava em sua natureza humana, por isto disse não saber quando se daria a sua segunda vinda. Hoje é claro que Ele sabe quando vai acontecer. Quanto aos anjos, sem dúvida, sabem coisas a respeito dos homens que a nós não foi facultado saber. Por serem ministros de Deus ao nosso favor usam este conhecimento pra beneficio e não pra realizar o que é mau para os servos de Deus. Salmos 104.4.

A Glória dos Anjos e a Glória de Deus

São muitos os casos mencionados, porém destacamos alguns mencionado na Bíblia que tem haver com a glória de Deus:
·        No chamamento de Isaías Is. 6.1-4
·        Na visão de Ezequiel 1
·        Na visão apocalíptica do apóstolo João Ap. 5.11,12

Os Anjos são Seres de Varias Patentes e Ordens

A Bíblia apresenta os anjos não com uma raça, mas como uma companhia, um exército. Em geral, parece  sugerir que, entre os anjos, existem aqueles que detém amor glória, isto porque estão distribuídos em diferentes classes com:

a)     Arcanjo

O prefixo arca, em arcanjo, nos dá uma ideia de um anjo-chefe, principal ou poderoso. Assim Miguel é agora o anjo acima de todos os demais, sendo reconhecido como um dos primeiros príncipes que assisti ao senhor nos céus, Daniel 10.13. Miguel é uma espécie de administrador  angélico para o juízo. Seu nome aparece algumas vezes durante a narrativa bíblica, em Daniel 10.13; 12.1; Judas 1.9 1 e Apocalipse 12.7. Em I Tessalonicenses 4.16 é sugerido que Miguel terá papel decisivo na ressurreição dos mortos e transformação dos vivos que farão parte da Igreja Triunfante no Dia do Arrebatamento.

b)    Serafins

A opinião de alguns estudiosos é que a palavra serafim, deve vir da raiz hebraica que significa amor, enquanto alguns são da opinião que significa ardentes ou nobres. Deixando esta dúvida de lado vamos encontra-los servindo junto à Deus em seu trono. Eles tem com tarefa adorar, e promover a santidade divina e estão acima do Altar do Senhor. Eles tem asas, rosto, pés e mãos Isaías 6.2,6. No seu estado de plena santidade é possível por ordem de Deus que eles usem os instrumentos que há no céu para remover o pecado do povo de Deus, Isaías 6.7.

c)     Querubins

Os querubins são representados na Bíblia como seres reais e poderosos, e simbolizam deum modo muito peculiar as coisas de Deus. Deus determinou que fossem incorporado na Arca da Aliança e do Tabernáculo Êxodo 25. 17-22. Figuras deles foram utilizados na decoração do Templo de Salomão I Reis 6. 23-28. Quando o povo visse a Arca da Aliança, teriam o sentimento de estar vivendo em santidade ao Senhor.
O profeta Ezequiel no capítulo 10 nos apresenta como sendo “cheios de olhos”, circundados por “rodas dentro de rodas”. Nos Salmos 89.1; 99.1, diz que Deus “está entronizado entre acima dos querubins”. Na primeira referência bíblica encontramos guardando a arvore da vida no Éden. Gênesis 3.24.

Gabriel

Não poderia deixar de falar daquele que embora não seja um guerreiro como Miguel, teve sem dúvida uma das maiores missões que a Bíblia descreve, anunciar a uma jovem que ela seria tocada pelo Espírito Santo, e o seu ventre traria a luz aquele que seria o Salvador da humanidade, também anunciou o nascimento de João Batista. Lucas 1. 8-38. Por duas vezes é mencionado no livro de Daniel 8.15-17; 921,22, trazendo relatos do que vai acontecer futuramente.
Eles são excelentes porém não podemos esquecer que aquele que deve ser adorado e reverenciado é o Pai, o Filho, e o Espírito santo. Glórias a Deus!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário