Arminianos e Calvinistas

REMONSTRÂNCIA E CONTRARREMOSNTRÂNCIA
Os cinco pontos da Remonstrância
Os cinco pontos da Contrarremonstrância
1 – O livre Arbítrio – Que Deus por meio do seu Filho, Jesus Cristo, antes de ter fundado o mundo, decidiu salvar dentre a raça humana caída em pecado, sendo necessário que estes cressem no Filho (João 3.36), por meio da graça do Espirito Santo, e que pela mesma graça perseverassem até o fim nesta mesma fé. Esta predestinação depende da maneira como a pessoa corresponde ao chamado da salvação e é fundamentada na presciência de Deus.
1 – Depravação Total – Que devido à queda o homem é incapaz de crer no Evangelho para a salvação. Este mesmo pecador está morto, cego e surdo para as coisas de Deus, seu coração é enganoso e corrupto. Sua vontade não é livre é escrava da sua natureza pecaminosa, por isso não consegue escolher o bem e livrar-se do mal. Sendo muito mais necessário do que apenas o ministério do Espirito Santo para trazer um pecador à Cristo.
2 – Eleição Condicional – Que Cristo morreu em favor de toda e qualquer pessoa, mas somente os que creem serão salvos. Através da sua morte Jesus tem o poder de reconciliar com Deus todos que reconhecerem e aceitarem como Único salvador. (João 3:16; I João 2.2). Esta eleição condicional também ocorreu antes da fundação do mundo, sendo fundamentada na previsão de que eles atenderiam a chamada divina para a salvação.
2 – Eleição Incondicional – Que Deus escolheu certos indivíduos para a salvação antes da fundação do mundo, com base em sua vontade soberana. Esta eleição não precisa de qualquer resposta do pecador, vista por antecipação, como a fé e o arrependimento. É Deus que outorga a fé e o arrependimento a cada pessoa que Ele mesmo escolheu. Segundo Deus poderia salvar todos ou ninguém ou escolher alguns para serem salvos.
3 – Expiação Ilimitada – Que o homem não possui por si mesmo a graça salvadora, sendo assim através da morte expiatória de Cristo, a salvação tornou-se possível a todos os homens, embora Cristo tenha morrido por cada indivíduo, somente aqueles crerem em Jesus serão salvos. A morte de Cristo capacitou Deus a perdoar pecadores sob a única condição de crer no Senhor Jesus. João 15.5
3 – Expiação Limitada – A obra redentora de Cristo tinha o propósito de salvar apenas os eleitos e realmente assegurou a salvação para eles. Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem, suportou o castigo merecido aos pecadores e obteve a salvação para os seus eleitos. A eleição em si não salvou ninguém; apenas deu destaque alguns pecadores para salvação. Os que foram escolhidos por Deus Pai são dados ao Filho, precisam ser redimidos para serem salvos. Para assegurar a sua redenção, Jesus veio tomou a natureza humana para que pudesse identificar-se com s seus eleitos.
4 – Graça Resistível – O Espirito Santo fará de tudo para trazer o pecador a salvação em Cristo, porém o homem sendo livre, pode resistir a chamada do Espirito Santo. O pecador não pode ser regenerado enquanto não crer. A fé precede e torna possível o novo nascimento, sendo assim a vontade do homem em crer ou não na obra vicária de Cristo, limita a ação do Espirito na aplicabilidade da salvação na vida do homem. Atos 7
4 – Graça Irresistível – A graça irresistível ou eficaz significa que o Espirito Santo nunca falha em trazer à salvação aqueles pecadores que Ele pessoalmente chama a Cristo, não no ser humano condições que permita que ele resista ao Espírito Santo. Deus vai aplicar inevitavelmente a salvação a todo o pecado que tencionou salvar, e é a sua vontade salvar os eleitos.
5 – É possível o Cristão cair da Graça – Aqueles que creem e são verdadeiramente salvos podem perder a sua salvação, senão perseverarem na fé até o arrebatamento, ou a sua partida, etc. Este ponto não há um consenso entre os arminianos.
5 – Perseverança dos Santos – Todos os que são eleitos por Deus, redimidos por Cristo e recebem a fé por intermédio do espírito Santo são eternamente salvos. São guardados na fé pelo poder do Deus Todo-Poderoso e deste modo estão preservados até o final. Eles são mantidos na fé pelo poder de Deus.
http://www.arminianismo.com/wiki/index.php?title=Cinco_Artigos_da_Remonstr%C3%A2ncia

Teologia sistemática STANLEY M. HORTON

Nenhum comentário:

Postar um comentário