As Bem Aventuranças

     As Bem Aventuranças!

     Quando meditamos na Palavra do Senhor, parece haver uma vontade de Deus em que nós sejamos “sofredores”, porém quando analisamos de modo mais sistemático, vamos observar que isto não é bem assim. É claro que quando o ser humano esta fragilizado, fica mais propenso a ajuda do Senhor, em contra partida quando se acha no auge não abre espaço para a manifestação de Deus em sua vida. Com base neste pensamento vamos falar um pouquinho sobre o “Sermão do Monte: As Bem Aventuranças”. Mateus 5. 3- 11
     3 - Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
    Os humildes de espirito, são aqueles que estão quebrantados pelo mover Deus na sua vida ou sofreram algum tipo de decepção e estão na dependência do Senhor. A tendência daqueles que não aceitaram a Jesus como o Seu Salvador pessoal, e também ate alguns que dizem ser servos do Senhor é ter um espirito altivo, exaltado; estes por sua vez serão abatidos, humilhados pelo senhor, a Bíblia nos diz que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes 1Pe. 5.5. Quem almeja viver uma vida de comunhão com o Senhor, precisa nas diversas situações de seu relacionamento aprender com o Senhor qual seja a sua vontade. A Palavra do Senhor, é rica em promessas para aqueles que tem o espirito humilde diante Dele.
     ·        Humilhai-vos pois debaixo da potente mãos de Deus – 1Pe. 5.6
   ·   Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração  encontrareis   descanso para vossa alma – Mt. 11.29
      ·        Deus salvará os humildes –Jó 22.29
      ·        Atenta para os humildes; mas ao soberbo – Sl. 138.6
      ·        Mas com os humildes esta a sabedoria – Pv. 11.2
      ·        ...mas o que se compadece dos humildes é bem aventurado – Pv.14.21
      ·        Melhor é ser humilde de espirito – 16.19
      ·        ...mas o humilde de espirito alcançará honra – Pv. 29.23
    ·        ...deixarei...um povo humilde e pobre; e eles confiarão no nome do Senhor – Sf. 3.12
     ·        ...Deus resiste aos soberbos e dá graça aos humildes – Tg. 4.6
   ·        Perto esta o Senhor dos que tem o coração quebrantado e salva os contritos de coração – Sl. 34.18
     ·        Enviou-me a curar os quebrantados de do coração – Lc.4.8
     4 - Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
     Existe um pensamento machista e determinista que o homem não pode chorar, que o choro é para os fracos. Na verdade entretanto veremos que o choro pode revelar o que vai na alma da pessoa; o riso pode expressar a alegria da alma sendo que as vezes pode ser camuflado por um outro sentimento. Enquanto o riso deixa o rosto alegre, o choro faz cair o semblante revelando o que a pessoa esta passando no seu interior. Existe aquele choro que pode expressar também uma alegria indizível que é produzida pela a manifestação da presença do Senhor em nossa vida. Quando percebemos que alguém esta chorando, é impossível se temos o Espirito de Deus não nos compadecermos desta pessoa. Os que choram deve fazer diante da pessoa certa, que tenha uma palavra e possa lhe ajudar; neste caso a pessoa correta para que seja feito a lamentação é o Senhor nosso Deus.
     ·        Ana orou e chorou abundantemente e Deus respondeu, dando-lhe um filho, chamado Samuel – 1 Sm. 1.10
   ·   José chorou quando viu os seu irmãos e foi consolado quando fez conhecido pelos seus irmãos, este relado esta em Genesis capítulos 42 a 46.
    ·        O bebe Moisés chorava quando foi encontrado pela filha de Faraó, e ela foi movida de intima compaixão por ele – Êx. 2.6
   ·    Os sacerdotes e levitas que viram a glória do Templo do Senhor em Jerusalém choram em altas vozes, enquanto os outros com vozes de jubilo e alegria – Ed. 3.12
    ·        Neemias chora e ora ao Senhor quando ouve as noticias de Jerusalém – Ne.1.4
     ·        O povo chora quando ouve as Palavras do Senhor escrita na lei, mas são advertidos, celebrarem ao Senhor com alegria  – Ne. 8.9
    ·        Pedro chora amargamente após ter negado ao Senhor, sendo consolado por Ele mas tarde – Mt. 26.75; João 21. 15-18
    ·        Jesus chorou quando viu o sofrimento das irmãs de Lazaro, após a sua morte, Jesus se compadece delas e ressuscita ele – João 11
    ·        Maria é consolada, quando chega no sepulcro e não encontra corpo de Jesus – João 20.15
      5 - Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
     Estamos vivendo em uma sociedade, que cada vez mais torna-se agressiva, as pessoas em uma grande maioria estão a beira de um ataque de nervos, em alguns casos não tem um alto controle, que consiga fugir destes estresse. Devido esta correria as pessoas estão sempre agitadas, não possui um domínio próprio. O que dizer então para estas pessoas que estão vivendo algum tipo de situação que tem lhe tirado a mansidão.
   ·   Os mansos herdarão a terra.  A vida cristã, precisa ser uma vida de equilíbrio, tantos para com os que estão em comunhão na mesma fé ou também em relação com aqueles que “ não falam a nossa mesma língua”. Deus não assume compromisso com aquele que julga ser maior ou se exalta contra os mais mansos. Aqueles que não tem a mansidão como parte intrínseca de sua vida não pode usufruir das bênçãos do Senhor -  Mt.5.5
     ·        Interessante lembrar que o Senhor Jesus mandou que nós aprendêssemos com Ele que é “Manso e Humilde de Coração”. Cristo sem duvida alguma é o nosso maior exemplo de tudo de bom que pensarmos. O ser manso tem haver com o modo como nos relacionamos com outras pessoas, encontramos alguns que não é possível sequer trocar algumas palavras, porque você sente um espirito de altivez muito elevado, e tais pessoas que procedem assim, julgam-se ser superiores; porem quando aceitamos o conselho do Senhor, veremos que como temos um exemplo de mansidão do próprio Deus encarnado, analisaremos que à exemplo do Mestre nós podemos relacionarmos com as pessoas sem nos tornarmos indesejáveis. Lembrando ainda que como servos do Senhor, precisamos ser agradáveis para atrair as pessoas ao Evangelho, caso contrario espalharemos as almas tão preciosas para o nosso Deus - Mt. 11.29
    ·        Moises é um dos maiores profeta do Antigo Testamento, teve a sua trajetória marcada por milagre, desde o seu nascimento a mão milagrosa do Senhor estava guardando a sua vida. A obra que o senhor tinha na sua vida era muito grande, por isso seria necessário sair do palácio de Faraó e aprender na terra de Midiã cuidar das ovelhas do seu sogro Jetro. Por certo enquanto cuidava das ovelhas passou por uma terapia, tirando “os carrapichos” do pelo da ovelha, cuidando para curar as feridas que é proveniente dos acidentes de percurso, como quedas, ataques de outros animais, enfim precisava de um espirito manso para pacientemente cuidar delas; o que mas tarde seria útil quando estivesse liderando o povo na saída do Egito
    6 - Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
    A justiça dos homens diante da justiça divina é comparada como trapos de imundícia (Is.64.6), por ser o homem pecador e falho diante de Deus, a sua condição espiritual vai ser de alguém que, não tem como justificar-se a si mesmo; Deus quando olha do céu pra terra não viu um justo sequer (Rom. 3.10), é claro quando a Bíblia faz referencia esta palavra entendemos que:
1.     O pecado afastou o homem, maculando a justiça que o homem havia recebido de Deus.
2.     Devido o pecado o homem agora esta afastado de Deus.
3.     Não tem condições de salvar-se a si mesmo.
4.     A sua justiça não consegue aproxima-lo de Deus.
5.     Por mais que o homem seja bom, a sua bondade sem o sangue de Jesus de nada adianta.
   Quando o ser humano aceita ao Senhor Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, recebe de volta aquilo que havia perdido com o pecado. O seu desejo vai ser bem aproximado do desejo de Deus, a sua justiça será aproximada a justiça de Deus. Por que aproximada? Porque o pecado não permite que o homem seja exatamente como o seu criador, porém pode buscar ser justo como é o Seu Senhor!
    O Senhor Jesus via o Espirito Santo vai gerar em nós a sede e fome por justiça. Quem ama não folga com a injustiça, mas folga com a verdade ICor.13.6. O amor de Deus trabalha em nós o caráter de Cristo, que é justo por excelência e nos ensina que podemos exercer a justiça de modo o seu Nome seja glorificado através de nossas vidas. O servo do Senhor vai buscar ter uma digna e vai expressar ter fome e sede por justiça. Ter fome e sede por justiça, eu entendo que:
1.     O pão cotidiano é fundamental para termos um crescimento físico, se não comermos teremos complicações em nossa saúde. Se não tivermos fome por justiça, seremos meros religiosos envolvidos por uma religião fria e sem o verdadeiro amor de Deus em nossas vidas. A fome por justiça vai levar-nos a ver como o mundo age sobre aqueles que são desprezados pela sociedade e poder interceder e ajuda-los.
2.     A agua é fundamental para a existência humana, agora saber que existe a agua não o bastante precisa fazer uso, bebe-la, senão não adianta nada. Ter sede de justiça e o mesmo que almejar e ir atrás daquilo que pode minorar a situação daquele que pode estar ate mesmo sendo injustiçado por interesses egoístas. O crente tem que desejar ter a justiça do Senhor impregnada no Seu sangue! Deus por sua infinita graça não precisa de favores para agir na vida do necessitado.
    Alguns exemplos de pessoas que foram consideradas justas diante do           Senhor:
·        Abraão creu no Senhor e isto lhe foi imputado por justiça - Gn.15.6. Acreditar no Senhor vai leva-lo  a ser justo diante do Senhor, lembrando que quando Deus chama a Abraão e faz-lhe promessa tira-o de uma terra cheia de idolatria. Abrão acreditou quando ninguém conhecia o Senhor; entendemos então porque a Bíblia vai dizer que isto foi imputado por justiça.
·        Noé foi achado justo diante daquele geração que entristeceu o Senhor levando-O destruir o mundo com o diluvio. O Senhor pode contar com Noé para construir a arca e pregar a mensagem a mensagem de uma iminente destruição pela aguas do diluvio.
·           Moisés recebe a lei do Senhor e passa ao povo com deveria ser aplicada a lei aqueles que fossem julgados por ela, com justiça julgarás o teu próximo Lv.19.15.
·          O próprio Deus fará justiça ao seu povo Dt. 32.36

   7-Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
    É comum nós os crentes dizermos pra que o Senhor tenha misericórdia, desta ou aquela situação, desta ou aquela pessoa; porém, e aí, nos temos misericórdia das pessoas que estão à nossa volta, ou não? Se desejamos que Deus tenha misericórdia de nós, é preciso também que tenhamos o mesmo sentimento em relação as pessoas. Aprendemos com Cristo exercer a misericórdia; o seu olhar para as pessoas não via só exterior, porem via aquilo que as demais pessoas não via, quando olhamos como Cristo olha, conseguiremos identificar onde estão as necessidades das pessoas. O texto bíblico diz que aquele que tem misericórdia, vai alcança-la. A desigualdade social está muito visível em nossos dias; que tem esta sempre querendo mais; e quem não tem, continua sempre na dependência da ajuda das outras pessoas. Jesus ensinando aos seus discípulos disse que quando alguém faz um bem aqueles pequeninos, esta fazendo como se fosse pra Ele. Mt. 10.42;25.35-40. Quer que o Senhor tenha misericórdia da sua vida, tenha misericórdia por aqueles que estão sem ter nenhum tipo de esperança.

     8-Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
     O salmista Davi pede ao Senhor que cria nele um coração novo e um espirito reto. O coração do homem movido pelos seus desejos desenfreados, pode trazer um prejuízo muito grande à todo o corpo. Quando porém este coração vive sob comando do Espirito Santo estes desejos serão submetidos à vontade do Senhor, e se for a vontade Dele vai acontecer, se não, não irá acontecer. Para que o coração seja limpo, e necessário que o seu trono seja ocupado pelo Senhor, e tenha uma ligação direta com a Palavra de Deus. O salmista diz que: “Escondeu a Palavra do Senhor no seu coração para não pecar contra Ele” Sl.119.11. Todo o servo de Deus tem por regra ser limpo pela Palavra. O Senhor Jesus, disse que os seus discípulos foram limpos pela palavra que Ele havia pregado João 15.3. O coração limpo é aquele:
·        Que tem a presença do Senhor!
·        Que é livre do pecado;
·        Que não é rancoroso;
·        Não suspeita mal;
·        Não e indecente;
·        Não é invejoso;
     A Bíblia é rica em afirmar que estes que tem o seu coração limpo, verão ao Senhor. Ver aqui tem o sentido vida eterna, estar para sempre com o Senhor, cumprindo a promessa do Senhor de vermos como Ele é, esta promessa não esta restrita apenas algumas pessoas, portanto todos que querem ver o Senhor precisam permitir que o seu coração seja limpo habitado pelo Senhor.



continua...




·    


Nenhum comentário:

Postar um comentário