Predestinação

Predestinação da alma existe?

“Porque  Deus amou o mundo de tal maneira que deu p seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça mais tenha a vida eterna”. João 3.16

Predestinação,  qual é o significado desta palavra?

O seu significado olhando pelo um prisma meramente humano, poderíamos dizer que alguém foi predestinado, ou seja antes que o destino fosse chegado ela já estava “predestinado” para desenvolver alguma situação na sua vida.
Quando é usado esta palavra em relação ao Senhor, alguns afirmam que Ele predestinou algumas pessoas para salvação enquanto outras para a perdição. Esta é uma matéria que vem sendo discutida e questionada por muitas lideranças, inclusive nos seminários.

Eleição ou Predestinação?

A eleição

“Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espirito, para a obediência e aspersão do sangue do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas”.  1Pe. 1.2

Deus em sua presciência sabe quem irá salvar-se deste mundo pecaminoso, sendo que Ele elegeu a todos com as mesmas condições de salvação, agora, junto da eleição esta o livre arbítrio. O desejo de Deus é que todos os homens chequem ao conhecimento da verdade e possa arrepender-se aceitando a mensagem do Evangelho! O apostolo Pedro disse que “eleitos segundo a presciência de Deus em santificação do Espirito”. A obra realizada na vida do homem é obra e graça do Espírito; é Ele que, convence, salva,  santifica e leva os crentes para o céu. O Senhor elegeu a humanidade para salvação e o Espirito Santo quando encontra lugar a vida do homem realiza a obra de redenção. Mas sempre a escolha de ser salvo ou não é unicamente exclusiva da pessoa.

Predestinação

A Teoria Calvinista

Jonh Calvino reformador e Teólogo Suíço formulou o sistema em Soteriologia (estudo da salvação) que leva o seu nome.  A sua teoria declara que Deus predestinou alguns para salvação eterna enquanto outros para a perdição eterna. Se Deus escolheu uns para a salvação enquanto outros para a perdição, sub entende-se não ser necessário então a morte expiatória de Cristo no Calvário, se mesmo o seu Filho morrendo pelo pecador e sendo feito esta pre escolha o seu sacrifício poderia ser questionado por qualquer pessoa, inclusive o Diabo iria acusar ao Senhor de ter feito acepção de pessoa. Deus sendo sábio nas escolheu que fez em relação a humanidade, encerrou à todos debaixo da mesma sentença: “ Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Rm. 8.23, do mesmo modo que todos foram encerrado sob a condenação do pecado, todos agora sob a salvação proporcionada no Calvário tem o direito a vida eterna, se aceitar à Cristo como o seu salvador pessoal. Diante deste relato bíblico a teoria da predestinação da alma não consegue e não tem força para ser sustentada.

A Teoria Arminiana

Esta teoria tem o nome do seu fundador James Arminius que no século decimo sétimo, refutou a doutrina  ( Teoria Calvinista) de Jonh Calvino. Ele acreditava que a salvação era para todos, os homens sem distinção teria o direito a salvação, sendo que esta não seria completa precisando que o homem ajude ao Senhor, ou seja, Jesus pagou parte do preço da salvação, e agora com o passar do tempo ele continuará pagando o restante do valor da salvação. Esta teoria negar o poder da graça de Deus, revelada em Cristo Jesus. O apostolo escrevendo aos Efésios no capitulo 2.8 e 9, diz que: “Porque pela graça sois salvo, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie”. Ora se o homem ajuda a Deus por intermédio das suas obras para ser salvo, então esta anulando o poder salvador da graça de Deus. Se o homem pudesse ser salvo por algum tipo de obra, mais uma vez eu digo que não seria necessário a morte expiatória de Cristo. O plano de salvação é perfeito e não precisa de ajuda de ninguém pra que seja concretizado, a não ser que aquele que quer ter uma vida eterna ao lado do senhor, aceite-o como seu salvador pessoal.

“Tenhamos o cuidado para não anularmos o poder da graça de Deus sobre a nossa vida”

Ao mesmo tempo que esta teoria refutou a teoria de Calvino, ela continua sendo muito frágil se estudada soba luz da Palavra do Senhor. O Senhor não precisa da ajuda do homem pra nada, Ele é absoluto em tudo que faz não precisando da ajuda de ninguém para que os seus propósitos sejam estabelecidos.

E agora como resolver esta questão?
·    Deus predestinou alguns para salvação e outros para a perdição , Teoria Calvinista.
·      Jesus precisa da ajuda do homem para a salvação seja concretizada, Teoria Armiana.
Deus em sua presciência e sabedoria, sabe quem vai ser salvo ou não, isto não quer dizer que seja predestinação, embora o Senhor saiba que será salvo,  deixa a disposição do homem fazer esta escolha. Por outro lado a salvação é completa em Cristo Jesus, não precisa da ajuda do homem para que seja concretizada. Não será as obras que o homem venha à fazer que lhe garantirá a sua salvação, inclusive o homem não deve fazer obra pra ser salvo mais sim porque é salvo.
 A bíblia afirma que todos os homens são pecadores, sem méritos e salvos pela graça de Deus a parte de nenhuma obra do homem.
Segue aqui algumas referencias:
  • Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.(Efésios 2:8-9)
  • Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.(Rom. 3:23)
  • Mas as escrituras encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.( Gal. 3:22).
  • Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos.( Isaias 53:6).
  • Por que o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim; que se um morreu por todos, logo todos morreram.( 2Cor. 5:14).
  • Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.( Rom. 5:12).
Conclusão:

A minha palavra sobre este assunto é que Deus pelo seu amor infinito, enviou o seu Filho Unigênito para morrer por toda a humanidade e salvar aqueles que aceite-O como seu Salvador pessoal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário