quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A Armadura de Deus: "Cingir os lombos com a Verdade"!


Capitulo 4

CINGIR  OS LOMBOS COM A VERDADE


Estai, pois, firmes tendo cingido os vossos lombos com a Verdade.
                            Efésios 6. 14a.

I – A VERDADE É A BASE PARA UMA VIDA VITORIOSA.
A verdade precisa fazer parte da vida de todo aquele que deseja viver cada dia experimentando a firmeza do evangelho.

1- Cristo é a Verdade que liberta. (Jo.8.31,32).

Torna-se imprescindível, que todo aquele que quer livrar-se da mentira, aceite a Cristo como o seu  Senhor . Só Jesus é que pode conduzir o homem no Caminho da Verdade. Ele é a própria Verdade que liberta todo e qualquer ser humano que se aproxima D`Ele.

2- Tudo que não é verdade e mentira. (Jo.17.17).

Precisamos ter o cuidado de não nos deixarmos seduzir por aquelas mentiras, que podem até mesmo nos ajudar galgar cargos mais elevados. Não existe nem meia verdade como também meia mentira, ou é verdade, ou é mentira.

3- Qual tem sido a base da edificação?
a)    Mentira. A Bíblia deixa claro que o pai da mentira é o diabo, e consequentemente que estar edificado na mentira constitui-se então filho do diabo. (Jo.8.44).
b)   Verdade. Para sabermos se estamos edificado sobre a verdade, basta examinarmos a palavra de Deus e confrontarmos a nossa vida com ela; sentindo então a presença real do Espírito Santo, você poderá ter certeza que realmente és um filho de Deus, e o Espírito da verdade habita em você. (Jo.16.13).

II- CINGIR OS LOMBOS COM A VERDADE.
Toda construção precisa ter bons alicerces; o alicerce que concede a base para a vida do crente é cingir os lombos com a verdade, caso este alicerce esteja enfraquecido, todo o restante do corpo não conseguirá a estabilidade necessária. Por isso então é fundamental que o crente tenha os lombos cingidos com a verdade.

1- A parte lombar é que sustenta o corpo.

Podemos observar que a falta de equilíbrio, na vida do crente, dar-se porque este não tem a sua vida envolvida com a verdade; daí então o motivo por qual não consegue obter um crescimento uniforme. Precisa que todo crente seja comprometido com a verdade para que o seu corpo tenha um apoio e possa estar firmado a cada dia.

2-   Quem não tem os lombos cingidos com a verdade falta-lhe o apoio para um crescimento espiritual .

Aquele que não ama a verdade, não tem como crescer na vida espiritual. Porque sem mim nada podeis fazer.

3- Quem não é cingido com a verdade é presa fácil do maligno.

Com certeza todos lembramos do episódio que envolveu Ananias e Safira. (At.5.1-11). Este é um exemplo real de muito crente que começa bem a sua carreira espiritual, porém termina com um fim trágico. O apostolo Pedro disse: “Ananias por que encheu Satanás o seu coração, para que mentisse ao Espírito Santo...(At.5.3)

III- A VERDADE PRECISA TER MARCAS PROFUNDAS EM NOSSAS VIDAS.(1Co.5.8)

Para se obter estas marcas e necessário que aceitemos o convite de Jesus: “Vinde a mim....E façais festas não com fermento velho de vossa malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade.

1- Cristo é o caminho que conduz a verdade. (Jo.14.6).
Somente aquele que é a essência da verdade, é que tem condição de guiar todo que se aproxima D`Ele no caminho excelente da verdade, sendo que cada um tem o seu livre arbítrio para escolher se realmente quer viver uma vida de experiências com Deus ou não. Um dos apóstolos Judas Iscariotes foi um desses que não permaneceu na verdade que havia recebido de Cristo, enquanto o apóstolo João até o fim da sua caminhada cristã, continuou acreditando que a verdade possui o poder que liberta.

IV-  CRISTO ATRAVÉS DE SUA VIDA INSPIRA-NOS A BUSCARMOS A VERDADE.

 Cristo é o maior exemplo de como é possível vivermos uma vida alicerçada na verdade, ainda que o contexto em que vivemos não seja muito favorável. É possível que nós os crente vivamos a verdade, porque Cristo está conosco  todos os momentos de nossa vida (Mt.28.20), e faz-nos lembrarmos das verdades que está explícita em sua Palavra.

1- O Espírito embute na nossa mente a importância de vivermos a verdade.

“Mas quando vier aquele Espírito da verdade, Ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir”.(Jo.16.13).
Além do ministério do Espírito, que é convencer o homem, do pecado, da justiça e do juízo; também cabe ao Espírito guiar o crente em toda a verdade; verdade esta que em prioridade fala do plano de salvação que o Pai  através do Filho deixou a disposição de toda a humanidade. O Espírito por sua vez leva o crente a abandonar a mentira, porque segundo o livro de Apocalipse, ficará de fora todos os que amam e praticam a mentira. (Apo.22.15).

Conlusão.
Espero que de alguma modo você tenha sido edificado e cada dia mais possa estar firmado em toda a verdade, tendo os vossos lombos cingidos com a verdade para um crescimento sadio no corpo de Cristo.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário