Família

O Mover do
Espírito Santo na Família
E na Igreja!!
Pastor Valmir Ribeiro
Primeira Parte
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gn. 12.2.3
Introdução: Todas as bênçãos que envolve as famílias contemporâneas, tem o seu início com a promessa de Deus feita a Abrão quando ainda estava na Mesopotâmia. Quando o Senhor chama-o faz-lhe promessas que seguiriam à todas as suas gerações e consequentemente as demais famílias que seriam formadas.
O mover e a proteção do Espírito Santo nas famílias chamadas por Deus no Antigo Testamento.
1 – Deus é o grande criador e idealizador da família. Não é bom que o homem esteja só. ( Gn. 2.18-25)
O Senhor percebe que no Jardim todos tinham os seus pares, enquanto aquele que havia sido criado conforme a sua imagem e semelhança estava só; por sua soberana vontade:
a)   Adão tem um sono profundo
b)  Deus cerra uma de suas costelas
c)   Cria aquela que seria companheira, amiga de Adão
d)  Adão quando a vê é amor a primeira vista.
Estava criado definitivamente o primeiro casal que seria o responsável por povoar, administrar e governar sobre a terra.
O diabo havia perdido no céu e agora iria lutar contra este casal para afastar da presença de Deus. Sabemos que Adão e Eva falharam cedendo as investidas do diabo. Com a queda do primeiro casal, houve um abalo em toda estrutura do mundo. O homicídio aconteceu numa família que podemos considerar de Deus. Com esta guerra estabelecida entre o diabo e a criação de Deus; vamos ver o Espírito Santo movendo e trazendo a vida e proteção a criação divina, a FAMÍLIA.
Famílias foram preservadas pelo Espírito Santo como:
a)   A família de Sete, Gn.4.26. Na família dele começou ser invocar o nome do Senhor, as suas gerações finalizaram o primeiro ciclo das famílias existentes.
b)  A família de Noé, Gn.6; é guardada por Deus no meio de uma geração corrompida pelo pecado. O capítulo 6 de Gênesis vai relatar a triste história em que está vivendo a humanidade; uma grande sequência de afrontas contra Deus, e leva-o a citar uma das mais tristes frases de toda a Bíblia, “Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem e isto pesou-lhe em seu coração”, v.6. Esta sentença faria a diferença na história de toda raça humana; entretanto o mesmo Espírito que estava movendo sobre as águas no início, continua movendo-se sobre a vida e a Família de Noé. Gênesis capítulo 7, revela a preocupação de Deus com a família que Ele havia criado, preservando-os na arca que Ele mesmo havia dado ordem ao patriarca Noé que construísse. Após o diluvio Deus faz um pacto com Noé, Gn.9. Ao longo da história bíblica veremos o Senhor escolhendo um homem e consequentemente a sua linhagem para que a sua bênção possa chegar a toda raça humana.
c)  Abrão e sua chamada, Gn.12. Dentre todos que foram chamados por Deus para exercer algum tipo de ministério na Bíblia sem dúvida alguma este homem é Abrão; a partir dele as bênçãos do Senhor estaria à disposição de toda raça humana. Deus arranca Abrão e sua esposa do meio de um povo idolatra; a tendência que se continuasse daquele jeito as FAMÍLIAS sofreriam uma perda incalculável, envolvida em todas as práticas pecaminosas e com isto levariam a um colapso generalizado. As mulheres desta família tiveram um a grande dificuldade de gerar filhos, a Sara (Gn. 18.9-16), Rebeca (Gn. 25.19-23), Raquel Gn. (29.31) eram estéril; os nascimentos dos seus filhos foram por ação direta do Senhor.
d)  A promessa é seguida na linhagem de Isaque. Isaque tem dois filhos e a promessa seria que o maior serviria ao menor, nasce-lhe Esaú e Jacó, eram gêmeos, Jacó nasce portando agarrado no calcanhar de Esaú.
e)  Jacó tem o seu nome trocado para Israel. Na medida que as famílias vão crescendo, das doze tribos que seriam formadas pelos seus filhos Gn.46. Deus vai e separa uma tribo, a de Judá.
f)  Da tribo de Judá Deus escolheu uma família.    
Senhor escolhe a Perez e a sua descendência. Da linhagem dele nasceriam os antepassados de Davi, como: Boaz, Obede, Jessé, Davi...José o pai humano de Cristo é da descendência de Davi. Por isso Jesus foi chamado Filho de Davi (Mc 12.35-37; Lc.20.41-44).
Ao longo de toda a narrativa bíblica vemos uma guerra dos principados e potestades contra esta que é a maior instituição a “FAMÍLIA”. O diabo que é o inimigo número um de Deus é constitui consequentemente o inimigo direto da família; encontramos famílias sendo destruídas pela prostituição e orgias, crianças sendo queimadas vivas nos altares dos deuses pagãos (Lv.20.2-5); em contra partida aquelas famílias que reconheceram o Senhor como seu Deus tiveram uma proteção divina, o salmista no disse que: “Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor”. Sl.128.4.



Segunda Parte
O mover e a proteção do Espírito Santo nas famílias chamadas por Deus no Novo Testamento.
O Novo Testamento começa com a narrativa do cumprimento da promessa Feita a Abrão, que nele seria bendita todas as FAMÍLIAS da terra. O Novo Testamento como um todo vem trazendo uma esperança de renovação por parte do Senhor sobre as famílias; renovação esta que é possível por obra e graça do espírito Santo, porém o inimigo é um grande conhecedor das promessas bíblicas, por vai desde início tentar atrapalhar os intentos do Senhor. Quando os magos foram até o rei Herodes para falar sobre o nascimento do menino Jesus, o diabo gera nele um ódio que se tivesse um contato com o menino mataria sem dó nem piedade; como ele não conseguiu descobrir o paradeiro da criança, ordenou uma matança generalizada dos meninos de dois anos para baixo (Mt.2.13-18); ele veio senão para roubar matar e destruir (Jo.10.10), naquele momento os sonhos de muitas famílias foram frustrados com as perdas dos seus filhos.
No período em que Cristo estava com os seus discípulos, muitas famílias foram agraciadas com sua presença veremos o Senhor:
·        Restaurando e expulsando o demônio do homem gadareno (Mt.8.28-34; Lc.8.26-39)
·        Ressuscitando o filho da viúva de Naim (Lc.7.11-17);
·        Ressuscitando a filha de Jairo (Lc.8. 41-23, 49-56);
·        Curando a sogra de Pedro (Mc 1.30 e 31; Lc.4.38e39);
·        Trazendo a vida Lazaro (Jo.11.40-44);
·        Agindo na vida do jovem lunático (Mt.17.14-23).
Enfim foram muitos milagres que o Senhor operou trazendo o seu mover espiritual nas famílias.
O apostolo Paulo além de se um exímio missionário também trouxe vastos ensinamentos para as famílias; ensinamentos estes que fariam a diferença no crescimento espiritual da família. O que torna vívido nas suas Epístolas, na verdade é o desejo do Senhor escrito em toda a Bíblia.
·        Os deveres dos pais;
Tem o compromisso de nutrir os seus filhos com: a) amor, o amor é o principal sentimento que os pais precisam ter para com os seus filhos, este amor NÃO pode ser preferencial ou discriminatório. Todos os filhos devem ser amados igualmente, vai ter filhos e filhas que serão ou mas agarrados ou com o Pai ou com a Mãe. Cabe aos pais saberem como administrar esta situação; b) carinho, existem pais que não conseguem tratar os seus filhos carinhosamente; as palavras usadas possuem um tom de agressividade, de maldição. Nós temos de Deus o nosso Grande Pai este dom dado por ele para sermos a sua semelhança no trato com os nossos filhos, é lamentável vermos que alguns pais são carinhosos como os filhos dos outros, mas com os seus deixam sempre à desejar; c) alimento, sabemos sem dúvida alguma que é o nosso dever prover o necessário pra um bom desenvolvimento físico de nossos filhos, infelizmente existem os pais que mesmo tendo condições, não dá aos seus filhos uma alimentação melhor; d) o pão espiritual, não podemos eximirmos desta tão importante responsabilidade que é conduzir os nossos filhos ter o conhecimento da chamada o que o Senhor fez a todos nós para a salvação Provérbios diz; “ Instrui o menino no caminho em que deves andar”(Pv.22.6)... agora como o pai e mãe vai conseguir instruir os seus filhos se eles mesmo tem pouquíssimo conhecimento da Palavra do Senhor, com certeza não conseguirão atingir este princípio, que na verdade é o que vai fazer toda a diferença em suas vidas. Os pais não devem provocar a ira dos seus filhos, deixando-os estressados sem nenhuma necessidade. Alguns pais que não tem o temor do Senhor irritam aponto de os seus filhos não ter o prazer de ter por perto.
·        Os deveres dos filhos;
O filho tem a “obrigação” respeitar e obedecer os seus pais; porém não é isto que estamos vendo acontecer, por falta do temor do Senhor que é o princípio de sabedoria (Sl.111.10), o filho tem perdido o respeito pelos seus pais e a obediência tem passado longe de suas vidas, motivo este que infelizmente muitas crianças, adolescentes e jovens tem partido pra eternidade mais cedo, em alguns casos sem a salvação! Honra pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa (Êx.20.12).
·        Os deveres dos esposos;
Quando Adão viu a Eva aquela que seria a sua companheira por toda sua vida, ficou encantado. Que pena que isto não continuou, na primeira desavença ele culpou a mulher e colocou a responsabilidade nas mãos do Senhor. O apóstolo Paulo dá nos uma ideia na sua Epístola aos Efésios de como deve ser o comportamento do marido em relação a sua esposa: a) ele é o cabeça da mulher (Ef.5.23), como cabeça tem um princípio básico que não pode ser esquecido, prover pra ela tudo que é necessário para a sua vida, é ele o responsável pelo governo da casa, se a casa não tiver um governo ficará impossível a organização da mesma, em alguns casos as esposas precisam tomar à frente senão as coisas viram bagunça. Se o esposo não assume o seu papel, alguma coisa vai ficar fora do lugar. Está havendo uma situação que as esposas saem para trabalhar e os maridos ficam dormindo até as tantas; qual é o exemplo que este marido está dando como esposo e como pai, nenhum; b) amar a sua esposa (Ef.5.25), o amor não pode ser expresso somente por palavras melosas; o amor ele exige atitude enérgica, ou seja tem que ter ação, ser demonstrado para o seu cônjuge, falar que ama e maltratar não há sentido algum e vai revelar o espírito do engano. Quem ama cuida, trata bem, zela, procura manter uma a alta estima da esposa em alta. O apóstolo Paulo diz que o marido deve amar a sua esposa como ao seu próprio corpo, se você gosta do bom e do melhor, aqui engloba muita coisa como: comida, roupa, sapato, carro, lazer com os amigos (pescaria, churrasco), etc. Se você julga ser merecedor de tudo isso, eu não tenho nada contra, entretanto deve prover as mesmas condições para a sua esposa!

·        Os deveres das esposas;
A esposa tem uma missão em conjunto com o seu marido: a) ela é a sua companheira, nos momentos bons e maus a esposa precisa estar ao lado do seu esposo, caso seja necessário tomar alguma decisão importante a sua opinião será é de grande valia. Ser companheira é também compartilhar dos mesmos desejos do seu esposo; b) ser sujeita ao marido (Ef.5.22,24), não quer dizer definitivamente que a esposa é sua escrava ou inferior a ele, lembremos que a mulher foi criada por Deus a partir de uma costela, e que a costela por vez está no lado do homem, ela não foi gerada do   pé para ser pisada ou da cabeça para dominar, mas do lado para estar pronta para exercer o seu papel de esposa, mãe, dona de casa, etc. c) ser sábia (Pv.14.1), a mulher sábia edifica a sua casa, a sabedoria tem em uma das suas definições a prudência. A prudência levará a esposa tomar as decisões de modo coerente sem expor o seu esposo, ela saberá como se comportar diante de outra pessoa, não deixará a sua casa abandonada mesmo que seja pra estar na igreja, cumprirá os seus compromissos de esposa e dona de casa para depois sim havendo um tempo estar na obra de Deus.

Terceira parte

O Espírito Santo Movendo nas Bases do Relacionamento Familiar!
A família tem sofrido muitíssimo porque tem havido por influência externa algumas coisas que tem lhe atacado todos os dias que são:
·        Falta da visão espiritual. Alguém pode pensar como a falta de visão espiritual tem comprometido as bases do relacionamento familiar? A resposta não é difícil de ser encontrada, há uma ideia que o inimigo quer gente tenha é que tudo agora está sendo liberado banalizado, o certo deu lugar ao errado e vice-versa, os conceitos que a sociedade tinha da família estão sendo colocado em xeque todos os dias, as aberrações no meio familiar tem sido inúmeras, as afrontas são feitas contra Deus, e muita gente se tiver oportunidade bate palmas; não é Deus que determina, é o homem que está dizendo pra Deus como tem que ser. Com isto muitos líderes já não ensina doutrinariamente a igreja como precisa, estão deixando o corpo de Cristo sem a visão  espiritual que ela precisa. Lares tem sido atacado com divórcio, prostituição, fornicação, enfim são muitas pragas que tem surgido para encobrir a visão do casal para os propósitos divinos. A falta de visão espiritual pode levar o lar a ruína, oremos e vigiemos para que consigamos enxergar as ações que o maligno porventura arquitete contra a nossa FAMÍLIA!
O ciclo família
Deus ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_______Família_______Igreja
Família______Culto ________ Igreja

·        Influência da mídia. A mídia com os seus mais variados programas tem feito crescer um abismo enorme entre o Pai Criador e as suas criaturas e no nosso uma distância entre o Pai e os seus filhos. Os programas de tvs tem feito muita gente seus reféns, as novelas estão cheias de adultérios, prostituição, um desejo desenfreado pelo sucesso custo o que custar, o relacionamento com pessoas do mesmo sexo; o casamento e a vida conjugal no modelo bíblico (Ef.5.31) é visto como algo do passado, excluindo o mandamento do Senhor. Precisamos com a ajuda do Espírito Santo, sabermos como utilizar este veículo de comunicação sem perder a comunhão como Senhor
·        Ataques do diabo. O diabo irá lutar contra tudo que é de Deus, a família está no alvo direto do maligno por ser a instituição capaz de frear a sua ação aqui na terra; o casal e os filhos cheios do poder de Deus não vão deixar espaço para atuação das forças maléficas no meio de sua família! Enquanto na mídia o que tenta atacar as famílias são os programas, agora com a ação direta dele, influencia aqueles que fazem as leis para favorecer a atuação do erro e do engano, com uma falsa igualdade de direitos, visto que ele é o primeiro a escravizar as pessoas.
As bases familiares precisam de restauração:
·        Se não a destruição será inevitável. Quando uma casa começa a deteriorar, se não for feito algum reparo ela pode vir a cair. As bases familiares também são assim, se não forem restauradas podem vir a ruir. A restauração visa descobrir com uma limpeza profunda onde se perderam os verdadeiros traços da vida familiar; estes traços são as marcas que a família adquire quando o ministro dá a bênção no dia do casamento. É dito sobre a fidelidade até a morte, o amor altruísta, respeito mútuo, dedicação de um para o outro, etc. Porém o que vemos acontecer é o contrário, a fidelidade tem sido vista como algo ultrapassado que não precisa ser olhado com cuidado pelos casais, pratos bem coloridos são apresentados para que os casais tenham desejo de trocar, mudar esta base chamada fidelidade; o amor tem sido egoísta, cada um puxa pra o seu interesse, não se abre mão pelo bem da família.
·        Pra restauração depende que nós tenhamos uma atitude de mudança, porque este poder de escolha está em nossas mãos. Para que tenha-se restauração nas bases do relacionamento familiar, é fundamental que tomemos atitudes que mudem as nossas ações no que diz respeito a vida familiar; as ações que acontece no mundo influencia diretamente as bases da família, se não enfrearmos estas ações malignas, infelizmente as bases continuarão em ruinas. A escolha que pode mudar este quadro está em nossas mãos, Deus dotou-nos de condições de fazermos o que é correto, agora o Senhor não vai obrigarmos.

Conclusão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário