Tricotomia

Tricotomia corpo alma e espírito

Tricotomia? O que é isto?

A tricotomia é o termo usado no estudo que traz como conceito a estrutura humana; há algumas religiões que acredita que o ser humano é formado de corpo e espirito (dicotomia), outras que o homem é formado de corpo alma-espirito. A nossa Igreja a luz da Bíblia vai nos ensinar que o homem é formado de corpo alma e espirito. Há uma diferença enorme sem nenhuma ligação quando é ensinado por alguns que o ser humano é fruto da evolução. A Palavra de Deus é rica ao afirmar que os seres irracionais ( animais), são almas viventes, e foram criados segundo a sua espécie Gn.1.20,24,30. Os animais tem o seu corpo e a sua alma vivente, quando eles morrem acabam aqui a sua existência, por ter a sua espécie não tem como haver esta evolução. Pois bem vamos ao estudo em si.

O Corpo Humano

Foi criado pelo próprio Deus do pó da terra Gn. 1,26;2.7. Para que o projeto de Deus fosse levado a efeito era necessário que o ser que seria criado por Ele tivesse um corpo mortal-espiritual. O corpo é a matéria que permite a ação do espirito e da alma, sendo feito por Deus pelos elementos que Ele mesmo criou na natureza. No grego a palavra corpo significa (somma) e no hebraico (basar). O corpo é portanto aquilo que esta visível as pessoas, podendo ter aparência variada como: grande ou pequeno, gordo ou magro, negro ou claro, enfim são inúmeras a aparência que o corpo pode ter; por sua vez este corpo sem o espirito e a alma para nada serve. É só um montão de carne e ossos. Agora o crente tem uma promessa de ter o seu corpo mortal igual ao de Cristo imortal e incorruptível, livre de todos os males que enfrenta hoje no Dia do Arrebatamento e a Ressurreição Mortos.

Segue algumas referencias sobre o corpo na Bíblia:

Gn. 47.18 – senão o nosso corpo;
ISm.31.12 – e tiraram o corpo de Saul;
Mt. 27.58 – Foi  e pediu o seu corpo;
Mc. 6.29 – Tomaram o seu corpo;
Rm. 12.1 – apresenteis o vosso corpo como...;
Rm. 12.5 – Somos um só corpo em Cristo;
ICor. 6.12 – o corpo não é para a prostituição;
ICor. 6.19 – o nosso corpo é o templo do Espirito Santo;
ICor. 6.20 – Glorificai pois a Deus no vosso corpo;
Gl. 6.17 - Trago no meu corpo as marcas de Cristo;
Ef. 1.23 – que é o seu corpo;
Ef. 4.4 – há um só corpo;
Fp. 3.21 – transforma o nosso corpo;
Jd. 9 – a respeito do corpo de Moisés.

A Alma Humana

A alma é a sede das nossas emoções. É ela que vai ditar como estamos nós, se alegres, tristes, preocupados, decepcionados, também se estamos servindo a Deus com alegria. No grego a palavra alma significa (psiquê) e no hebraico (nephesh). Estão relacionadas as questões de raciocínios, pensamentos, sentimentos e emoções.

A Alma Humana e a Alma dos Animais

A alma humana é diferente dos seres irracionais. Ela não morre ou acaba quando o ser humano literalmente desce a sepultura; continua existindo num plano espiritual, por conseguinte é a alma que irá desfrutar das promessas eternas do Senhor descrita em sua Palavra ou irá perecer no lago de fogo e enxofre sendo atormentada pela maligno. Por isto ´e fundamental que a pessoa saiba onde ela quer repousa a sua alma na eternidade, se com Deus ou com o maligno. Alma quando deixa o corpo não fica como alguns pensam vagueando por ai, já sai do corpo com o destino certo, ou vai para o Paraíso aguardar a hora de voltar ao corpo no dia da ressurreição, ou vai para o inferno já sendo atormentada pelo maligno, sendo que depois volta ao corpo no dia da ultima ressurreição para receber a condenação eterna.

Segue algumas referencias sobre a alma na Bíblia:

Gn. 2.7 – o homem foi feito alma vivente;
Nm. 11.6 – mas agora a nossa alma se seca;
Dt. 4.9 – Guarda bem a sua alma;
Jó 19.2 – entristecerei a minha alma?;
Jó 30.16 – derrama-se em mim a minha alma;
Sl. 23.3 – refrigera a minha alma;
Sl. 42.11 – por que estás a batida ó minha alma?;
Sl. 103.1 – Bendize ó minha ao Senhor;
Mt. 10.28 – matam o corpo, e não podem matar a alma;
Mt. 16.26 – ganha a sua vida e perde a alma
Ap. 20.4 – vi as almas daqueles que foram degolados.

Espirito

O espirito é que dá a vida a alma e o corpo. Deus tendo feito, criado o homem do pó da terra, este estava inerte Tg. 2.26a, sem nenhum tipo de movimento, para que o homem tivesse vida Deus soprou em sua narina o folego de vida. A palavra espirito no hebraico é ruach e no grego é pneuma.

Espirito (Ruach)

Folego de vida, sopro de Deus. Deus quando sopro na narina do homem da lhe o espirito. Aquele homem que antes estava inerte, agora pode levantar-se e ir desenvolver a sua missão. Agora este mesmo espirito quando o coração para de bater e é constatado a sua morte, o seu espirito volta a Deus que o deu, o corpo volta ao pó, e a alma segue o juízo (Hb. 9.27) se este homem morreu tendo a certeza da sua salvação, vai para o Paraíso Lc.23.43, caso o ser humano não tenha feito a sua escolha por Cristo segue o seu destino de ir ao Hades ( inferno). A Bíblia fala que espirito esta sempre pronto, quer sempre buscar a Deus, porque veio de Deus, enquanto alma quer satisfazer os desejos carnais. Se não subjugarmos estes desejos, o espirito fica aniquilado dentro de nós, não desenvolvendo a vontade do Senhor em nossa vida.

Segue algumas referencias sobre o espirito na Bíblia:

Gn. 2.7 – soprou em seus narizes;
II Rs. 2.15 – o espirito de Elias;
Sl. 73.3 – o meu espirito desfalecia;
Sl. 142 – quando o meu espirito desfalecia;
Pv. 16.2 – mas o Senhor pesa-lhes os espíritos;
Ez. 37.9 – profetiza ao espirito, profetiza;
Sf. 3.9 – sirvam com um mesmo espirito;
Mc. 14.38 -  o espirito esta pronto mas a carne esta fraca;
Lc.1.47 – o meu espirito se alegra em Deus;
Rm. 8.16 – O mesmo Espirito testifica como o nosso espirito.

Conclusão:

Compreendemos à luz da Bíblia que:

1 – O homem é formado de um corpo mortal, sujeito as dores, decepções, sofrimentos, podendo ser transformado espiritual, quando este partir para a eternidade ou for arrebatado. Se foi morto antes do arrebatamento, será ressuscitado e transformado seguindo o mesmo padrão de Cristo, assim como Cristo teve o seu corpo transformado após a sua morte, na sua ressurreição. Assim também será aquele que morreu aguardando a sua promessa. Quem portanto estiver vivo sofrerá a transformação, o que é mortal, revestirá da imortalidade, e receberá um corpo livre de todas as mazelas desta.

2 – Que o homem recebe o folego de vida soprado por Deus no ato de sua criação. Este espirito é que da vida ao corpo inerte. Enquanto o homem tem o espirito este vive sobre a terra, saindo-lhe o seu corpo perde o seu vigor. O espirito como veio de Deus, tornará para Ele assim que o homem morrer.

3 -  Que a alma é a sede das emoções, responsável por tudo que o homem faz com o seu corpo. Podendo estas atitudes serem espirituais ou não, ou seja, as atitudes espirituais estão ligadas diretamente ao que é fruto do  espirito; quanto o homem faz a sua opção por servir ao senhor as suas atitudes são de origem espiritual.; agora quando o  mesmo é influenciado pelas obras da carne a sua alma será contaminada por estas paixões.
Que o Senhor nosso Deus, nos dê graça para podermos adora-lo com o nosso corpo, nossa alma e nosso espirito.

·         Se você foi abençoado com este conteúdo compartilhe por favor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário